Forum Angolano de Reflexão e de Acção.
8 Juin 2015
O govenante, que chefia a delegação angolana ao evento, vai intervir terça-feira na Sessão Plenária da Conferência.
A Conferência está a abordar temas diversos, em particular ligados à transição da economia formal para a economia informal, a criação do trabalho decente e produtivo, a protecção social, a aplicação das normas internacionais do trabalho e as propostas de programa e orçamento para 2016-2017.
Á margem da Conferência, o ministro vai manter, no mesmo dia, um encontro com o seu homólogo de Portugal, Pedro Mota Soares.
Na quarta-feira, participará numa reunião de ministros do trabalho da SADC. No quadro da Sessão, está prevista uma Cimeira sobre o Mundo do Trabalho, sob o tema “As Alterações Climáticas e o Mundo do Trabalho”, que vai abordar as repecursões das alterações climáticas sobre os trabalhadores e as comunidades e para a qual estão convidados alguns Chefes de Estado.
Esta Cimeira pretende lançar uma vasta reflexão sobre a potencial contribuição do mundo do trabalho, para promover a adaptação às alterações climáticas e encontrar soluções para a justiça social, o emprego produtivo e uma transição justa, bem como antecipar e resolver os problemas políticos e os desafios nessa área (mundo do trabalho).
A cerimónia de abertura da 104ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho foi presidida por Angola, na qualidade de Presidente do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Conselho de Administração da OIT é o órgão que assegura o funcionamento da organização entre as Conferências anuais.
Adopta documentos e faz recomendações a Conferência, bem como examina periódicamente as tendências e perspectivas de emprego e as questões sociais no mundo.
A 104ª Conferência Interancional do Trabalho termina no próximo sábado.
Via Angop