Forum Angolano de Reflexão e de Acção.
17 Janvier 2015
A central energética de ciclo combinado instalada no município do Soyo, província do Zaire, está a ser preparada para fornecer energia eléctrica à província de Luanda e à região norte do país, anunciou, hoje (quarta-feira), o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.
Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, momentos antes de deixar Luanda com destino a província do Zaire, o ministro informou que o projecto, que deverá estar concluído em finais de 2017, vai produzir cerca 750 megawatts de energia utilizando gás natural.
Para o ministro, este é dos mais importantes projectos, do seu sector, em curso na região.
Na província do Zaire, o governante, para além de verificar o andamento do referido projecto, vai perspetivar novas acções no quadro do plano de investimentos aprovados para 2015 e incluidos no Orçamento Geral do Estado.
Esse investimento destina-se a electrificação do município do Nzeto e a reabilitação e ampliação do sistema de abastecimento de água à cidade de Mbanza Congo.
Segundo dados do Ministério da Energia e Águas (MINEA), em 2014, Angola beneficiou de 197 mil ligações domiciliárias de energia eléctrica, fruto da contínua construção e ampliação das redes de abastecimento.
Via Angop