O portal do FARA

Forum Angolano de Reflexão e de Acção.

Publicité

BNA intervenciona BESA após maior prejuízo da história de Angola

O prejuízo histórico de 47,3 mil milhões da instituição exige um reforço "substancial" dos seus capitais. Como os accionistas não avançaram com o dinheiro, avançou Massano com "medidas extraordinárias de saneamento" do maior banco angolano.

Entre a noite de quarta-feira, 30 de Julho, e a manhã de segunda- -feira, 4 de Agosto, o Banco Espírito Santo Angola (BESA) viveu talvez os cinco dias mais alucinantes da sua vida de pouco mais de 12 anos, iniciados em 2002.

Na quarta-feira à noite, o Banco Espírito Santo (BES) anunciou em Lisboa que o BESA havia registado um prejuízo de 355,7 milhões euros o equivalente a 47,3 mil milhões Kz, provavelmente o maior prejuízo da história económica de Angola.

Na segunda-feira de manhã, José de Lima Massano, governador do Banco Nacional de Angola (BNA), chamou a imprensa à sede do banco, na Marginal de Luanda, para comunicar a adopção de medidas extraordinárias de saneamento do BESA, incluindo a nomeação de dois administradores provisórios com poder para vetar quaisquer decisões dos accionistas, da administração ou de qualquer outro órgão deliberativo do banco, e a revogação da garantia prestada ao banco pelo Estado angolano.

O BES justificou o prejuízo da sua filial angolana no primeiro semestre de 2014, em parte, com o reforço em 40,3 mil milhões Kz das provisões para créditos de cobrança duvidosa imposto pelo BNA.

Continue a ler esta notícia na edição impressa

Via Expansão

Publicité
BNA intervenciona BESA após maior prejuízo da história de Angola
Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article