Forum Angolano de Reflexão e de Acção.
14 Mars 2014
Augusto Tomás - Ministro dos Transportes. Foto: Pedro Parente
O ministro fez esta afirmação na cidade do Lobito, no âmbito da visita que efectou à província de Benguela, com o seu homólogo, zambiano Yafunkwa Mucanga.
Segundo o governante, neste momento os governos da República Democrática do Congo e Zâmbia estão a discutir as zonas de conexões, a fazer estudos e projectos técnicos, bem como formar equipas para que depois se passe para a acção.
Para Augusto da Silva Tomás, enquanto as linhas directas não estiverem concluídas, o trajecto será feito via Luau/Dilolo (Moxico), para a República Democrática do Congo.
Explicou ainda que nos trabalhos para a fronteira do Congo Democrático faltam apenas 20 quilómetros de extensão, um resultado considerado favorável.
Para o corredor do Lobito, acrescentou o ministro, estão previstos a construção de entrepostos aduaneiros de apoio à logística, o que vai proporcionar o desenvolvimento à região.
A agenda dos dois ministros contemplou visitas ao sector de infra-estruturas de transportes da província, com realce para o aeroporto da Catumbela, Porto do Lobito (terminal de carga, portos seco e mineiro), estação terminal do CFB.
Via Angop