O portal do FARA

Forum Angolano de Reflexão e de Acção.

CABINDA PERDE SEU LIDER CARISMATICO

CABINDA PERDE SEU LIDER CARISMATICO

Por Osvaldo Franque Buela

Nzita Henriques Tiago, político cabindes, presidente fundador da FLEC, nascido 14 de julho de 1927 e foi baptizado na Mission San Jose De Luali na região Dinge (Centro de Cabinda), numa família modesta, pai natural de Mboma Lubinda e uma mãe original Tchilunga, uma pequena aldeia no território de Malembo.

Ele começou suas atividades políticas junto com Patrice Emery Lumumba em Stanleyville (Congo Belga), onde fez a sua contribuição para a luta de libertação daquele país e também tinha um excelente relacionamento com o presidente Joseph Kasavubu.

Em 1962, por intermedio do Presidente Joseph Kasavubu, encontrou-se com o presidente do Congo - Brazzaville, Sr. Fulbert Youlou Fulbert Youlou, que mais tarde, em 1963, favoreceu o Congresso que dedicou a fundação da Frente de Libertação Enclave de Cabinda, FLEC.

Ele tinha também contactos com outros líderes políticos africanos como Kwame Nkrumah présidentKwame, Presidente Léopold Sédar Senghor, Jonas Malheiro Savimbi, Presidente Agostinho Neto, Presidente Leon Mba, Presidente Idi Amin, o imperador Jean-Bedel Bokassa, Holden Roberto, com quem manteve relações cordiais e fraternas.

Foi co-fundador do Comité de bons ofícios angolanos em 1965 com seu amigo e irmão, Normand N'lanvu. Através desta organização, ele queria a união de todo os movimentos de libertação de Angola e levar em uníssono, a luta contra o colonialismo Português.


Nzita Henriques Tiago, deu modestamente o seu contributo na luta pela libertação de Angola
Ao longo de sua vida dedicada voluntariamente para a luta de libertação dos povos africanos. É levou com mais de 50 anos a luta política pela independência de Cabinda.

Fundada em 1963, a FLEC foi originalmente composta por MLEC (Movimento para a Libertação do Enclave de Cabinda, encabeçada por Luis Ranque franco), o ALLIAMA (Aliança de Mayombe, conduzido por Antonio Sozino) e CAUNC (Comité de Acção de Cabinda União Nacional, liderada por Tiago Henriques Nzita).
Em 1963, estes três movimentos se unem num Congresso em Pointe Noire de 2 a 04 de agosto de 1963 e FLEC nascido. O primeiro escritório foi aberto em Kinshasa (antigo Zaire), e mais tarde, em 1974 Tchiowa, a capital de Cabinda. Enquanto isso, em 1970, ele foi preso em São Nicolau, em Angola, centro de presos políticos. 
30 de junho de 1974, Nzita Henriques Tiago, libertado da prisão em São Nicolau em Angola onde foi preso pela PIDE, abriu um escritório da FLEC na cidade de Tchiowa FLEC,capital de Cabinda, com a permissão do Thermundu Barata. Governador e Representante da Coroa Português em Cabinda.

Nzita Henriques Tiago, é o único líder histórico e carismático que realmente simbolizou a luta do povo de Cabinda para a sua auto-determinação e independência, nomeadamente, pela constância de suas convicções e, especialmente, o seu sentido de sacrifício demonstrado por sua longa estadia nas matas de Cabinda a partir de 1977.

Apresento os meus pêsames a sua família biológica e a todo o povo de Cabinda, e que a sua alma descansa em paz.

Minha tristeza é imensa Para além das nossas diferenças, aprendi muito com esse homem com quem trabalhei 8 anos como seu Chefe de Gabinete .

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article