Forum Angolano de Reflexão e de Acção.
29 Mai 2014
Genebra - Angola participa em Genebra (Suíça) na 103ª Conferência Internacional do Trabalho, que decorre sob o lema "Construir um futuro com Trabalho Decente", aberta hoje (quarta-feira) no Palácio das Nações.
O Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas em Genebra, Embaixador Apolinário Correia, assistiu à cerimónia de abertura da Sessão que vai abordar até ao dia 12 de Junho, temas diversos ligados ao mundo do trabalho.
No segmento de Alto Nível, no dia 9 de Junho, em que os participantes vão debruçar-se sobre o tema “O Emprego no Centro do Desenvolvimento – O Mundo do Trabalho em 2014”, Angola far-se-á representar pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.
Na plenária de hoje, destaque para a eleição do presidente da 103ª Conferência Internacional do Trabalho, o argentino Daniel Funes de Rioja, e para o discurso do Director Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder.
Em breves palavras, o presidente da Conferência indicou que “o mundo está a viver uma época de mudança. Isso não significa deixar de lado os nossos valores, mas adaptando-se à nova situação”.
Por seu lado, o Director Geral da OIT disse que a presente Conferência realiza-se num momento em que se regista no mundo um aumento dos conflitos laborais. Apelou para o redobrar de esforços no sentido de se encontrar soluções combinadas para o problema.
“Devemos tratar nos próximos dias assuntos de extrema importância em defesa dos trabalhadores”, afirmou, acrescentando que se deve melhorar as condições de trabalho, uma responsabilidade das empresas e dos governos.
Guy Ryder referiu-se também ao desemprego no mundo, revelando que atingiu cifras recordes e que todos são chamados a fazer algo para inverter a situação, bem como ao trabalho forçado, cujos dados apontam para cerca de 20 milhões de pessoas nesta condição.
A agenda de trabalhos da Conferência inscreve temas como a Discussão recorrente sobre o Objectivo Estratégico do Emprego, Proposta de Orçamento e outras questões financeiras, Informações e Relatórios do Presidente do Conselho da Administração, do Director Geral e sobre a aplicação das Convenções e Recomendações.
Estão previstos eventos paralelos sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil e uma Mesa redonda Tripartida dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A Conferência anual que reúne representantes do governo, trabalhadores e empregadores delegados de 185 Estados membros da OIT, estabelece e adopta normas internacionais do trabalho e é um fórum de discussão de questões sociais e trabalhistas fundamentais.
Integram a delegação angolana, técnicos do ministério da Administração Pública, Trabalho de Segurança Social, da Missão Permanente em Genebra, da Associação Industrial Angolana (AIA), da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), UNTA-CS e CGSILA.
Via Angop